Advocacia Silva Castro
Benefício da previdência e suas diferenças!
Diferente do que a maioria das pessoas acha, o simples fato da pessoa ser idosa nos termos da lei, não garante o direito a aposentadoria. Caso ela não cumpra os requisitos BPC do idoso, que é um benefício assistencial o qual já tratamos aqui, o idoso deverá cumprir os requisitos da aposentadoria por idade.
Na constituição federal, em seu Art. 194 foram estipuladas as três principais áreas de atuação da previdência social, sendo elas a saúde, assistência e previdência. O acesso à saúde é uma área comum que todo cidadão em algum momento de sua vida busca, desde o seu nascimento, sendo é uma área de fácil visualização prática.
Por conseguinte, tem-se a assistência social, que pode ser garantida de diversas formas e tem o objetivo de prestar assistência à parcela da população mais carente de suporte. Exemplos da prestação de assistência são os projetos sociais de diversas naturezas, ou de maneira mais específica, o pagamento do Benefício de Prestação Continuada destinado ao Idoso ou o Deficiente que não tenha condições financeiras de se manter.
Por fim, temos a previdência social, que se trata de um regime contributivo, ou seja, para que tenha direito aos seus benefícios o segurado deverá obrigatoriamente contribuir. Essa é a principal diferença entre o BPC e a aposentadoria por idade, o BPC se trata de um benefício assistencial enquanto a aposentadoria por idade se trata de um benefício previdenciário.
Assim, sendo um benefício de caráter contributivo, dentre os requisitos para a concessão da aposentadoria por idade está a obrigatoriedade mínima de 180 contribuições. Além disso, deferente de o beneficiário alcançar 65 anos de idade independentemente do sexo, como é no BPC, para a aposentadoria por idade a mulher terá direito aos 60 anos apenas, enquanto o homem precisa alcançar a idade de 65 anos.
Pois bem, além das diferenças nos requisitos para a sua concessão, a aposentadoria por idade tem 3 características que o BPC não possui, sendo o seu valor, a possibilidade de concessão de pensão por morte e o pagamento de 13º salário.
O BPC será sempre fixo ao salário mínimo vigente, enquanto a aposentadoria por idade pode ser calculada sob um valor maior.
Um fato importante, é que a previdência social frequentemente acaba calculando um valor menor que o de direito por uma série de fatores, sendo que é plenamente possível que um especialista em cálculos previdenciários possa calcular o valor de forma correta, o que acarretará em uma aumento no valor do benefício, preferencialmente antes de sua concessão.
Além disso, o BPC consiste me 12 pagamentos anuais, diferente dos benefícios previdenciários, que garantem o pagamento de 13 pagamentos no período de 12 meses.
Por fim, é necessário se atentar à possibilidade de pensão por morte pelos dependentes do aposentado, que quando falecer deixará uma pensão de igual valor à seus dependentes, hipótese que não é possível nos benefícios assistenciais.